terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diagramação

Mesmo quando ainda não fotografava de modo, ou ainda, com intenções profissionais eu já enxergava a diagramação, sobretudo nos álbuns infantis, com certa cautela. Pegava aqueles álbuns semi faraônicos onde na maleta eu achava que ao abrir sairia um brinquedo da Disney saltando aos meus olhos, e isso não ocorria, daí com a capa do álbum agora exposta eu pensava, agora sai. Engano. Ficava frustrado, pois não era tão divertida quanto eu esperava/imaginava.
Num álbum de fotografia, seja o clássico de colocar as fotos no saquinho, nos fotolivros ou álbuns encadernados, a prioridade como o próprio nome diz, é a foto, ou seja, aquele aniversariante, aquele casal. O excesso de elementos ilustrando um álbum coloca em segundo plano exatamente aquilo a que o álbum se dispõe. Com isso, eu transformo o álbum num gibi, num livrinho de histórias não verbais e quando chegamos na última página pensamos: cadê o povo? Cadê os momentos?
Uma linda festa temática infantil terá sua beleza destacada na própria foto, tanto nos cliques onde o destaque seja a decoração em si, quanto compondo as fotos com as pessoas da festinha e dá inclusive para brincar com isso, fazendo o aniversariante interagir com o cenário roubando um carrinho e saindo em disparada com o novo brinquedo!...rs...(quem pode não curtir muito é a dona da casa de festas que alugou o cenário).
O mesmo vale para cerimônias de casamento, 15 anos e outros, extrair o máximo da beleza do lugar, principalmente se for no campo, na praia, e, no final teremos um álbum de encher os olhos dos clientes e dos convidados.
Uma diagramação clean, leve destaca o assunto. Deixa claro para qualquer pessoa que aquele álbum é Aniversário de Juninho, de Mariazinha, ou ainda, de casamento de Romeu e Julieta.
Recentemente, no site da Huaínes Nunes, uma excelente fotógrafa infantil, li um post falando exatamente acerca desse tema achei bem legal.
Assim como a Huaines, também faço minhas montagens no Photoshop e tenho gostado cada vez mais desta arte, aprimorando cada dia mais com tutoriais, fóruns, baixando elementos para complementar o programa e inspirações em profissionais que considero referências como a Luciana Prado, a melhor fotógrafa de família do Brasil.
As lâminas que se seguem são de uma formatura ABC de Giulia Maia que seguem essa linha se pensamento.





Um comentário: